A empresa anunciou o protótipo de um robô doméstico que funciona como comando por voz para qualquer aparelho que se utilize o controlo remoto.
O robô é chamado "ApriPoco". Ao ser ativado dentro de uma sala, o robô registra os comandos presentes por meio de infravermelho e pergunta ao usuário o que ele está a fazer. Ao ouvir as respostas, o robô começa a aprender o significado de cada sinal e, eventualmente, imitar o comando quando o usuário lhe pede.
O usuário tem que falar claramente e usar linguagem simples para ser entendido pelo robô. Pesquisadores da Toshiba comparam a linguagem exigida pelo robô com a usada por uma mãe para falar com seu bebé- a Toshiba afirma que isto também é em relação ao formato do robô ,que parece uma criança pequena.
O ApriPoco tem 27 centímetros de altura e um corpo redondo com asas que substituem os braços com grandes olhos.
Até agora, o sistema de reconhecimento de discurso não está presente no robô. Metade das funções do robô, incluindo o reconhecimento de voz, roda em um laptop perto do humanóide, que deverá ser integrado à próxima versão do protótipo.
A Toshiba quer desenvolver um robô como produto comercial, mas exigirá mais desenvolvimento até que o ApriPoco seja colocado á venda.
terça-feira, 12 de maio de 2009
ApriPoco
Se têm problemas com o acumular dos seus comandos da sala ,talvez a Toshiba tenha a solução.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário