Robots vão á guerra
Uma das soluções para a diminuição das perdas de vida humanas é a utilização de robots adaptados de equipamentos ate agora utilizados para disminagem e desactivação de engenhos esplosivos defesa civil e operações de bombeiros.
Em pequeno numero(apenas 3 estão a ser utilizados) o sistema SWORDS(special weapons observation remote reconnaice direct action sistem) é uma das possiblidades presentemente em estudo e em operação no terreno.
Até ao momento a apreciação por parte dos militares americanos tem sido positiva e foi apresentado um pedido para mais 20 unidades de robots, que foi aprovado apos mais de tres anos de desnvolvimento por parte do exercito ameriano. A principal diferença do sistema SWORDS para os sistema anteriores é que ele é apenas utilizavel para vigilancia como pode contar com armamento instalado, podendo por isso disparar contra os eventuais ameaças.
Ele é remotamente contralado e tem sensores e cameras de TV que permitem não so identificar os alvos como disparar contra eles, facilitando assim trabalho ás patrulhas. Equipado com uma metrelhadora, com 4 camerasde TV e com sensores de visão nocturna que permitem identficar o inimigo, pode ser automatico mas não i~´a tomar a iniciativa de disparar contra qualquer alvo que se mova.
No futuro os robot serão os sistemas de combate mais usados e apreciados.
Sem comentários:
Enviar um comentário